Loja Online? Porquê e como?

Loja Online? Como e porque?Com a Internet passou a ser possível fazer compras sem sair de casa.

A nova tendência é as lojas virem ao encontro do consumidor e não o contrário.

Através de um computador, tablet ou smartphone é possível de uma forma cómoda e rápida adquirir um produto ou serviço, como vestuário, calçado, bilhetes para espetáculos, serviços de reparação, equipamentos informáticos, alimentação, mobiliário, etc. A lista não tem fim e as vantagens também são mais do que muitas, quer para os consumidores quer para os vendedores. Os primeiros têm mais liberdade de escolha e decidem quando, onde e como querem comprar, além de poderem comparar os preços facilmente. Os segundos conseguem chegar a mais clientes, em todo o mundo, a através de uma loja aberta 24 horas por dia, com preços mais competitivos mercê da redução de intermediários. loja na internet Vantagens e benefícios de uma loja na internet Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens, entre elas: É um sistema de fácil e rápida implementação. Em poucos dias pode ter a sua loja “aberta”! Existem layouts com modelos prontos para lojas online. Mas também é possível a personalização de todo o layout da loja, como cores, botões, fundo, logo, etc. A loja está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano inteiro. O domínio próprio pode ser personalizado. Pode ter a informação das estatísticas de acesso. Pode exportar dados dos catálogos a qualquer momento. O catálogo virtual de produtos pode permitir a pesquisa por secção e categoria. Existem detalhes completos dos produtos com links para partilha em redes sociais. Há variações de um produto podendo alterar preço, peso e medidas, etc. Consegue inserir várias fotos em ângulos diferentes para um mesmo produto, com zoom e lupa para melhor visualização. Existe um sistema de gerenciamento de banners Acede a um resumos dos compradores via Facebook Há um registo permanente dos clientes. Controla os pedidos online e o cliente acompanha o seu pedido na área restrita. Tem acesso a uma lista de envios de newsletters periódicas para clientes registados. Faz uma administração online do catálogo. Permite vários meios de pagamento. Preparado para montar a sua loja online? Dizem as estatísticas que 5,3 milhões de portugueses estão online, que 78% dos utilizadores de Internet já fizeram compras online e que 11% de todas as compras são feitas através de comércio eletrónico. Hum… Interessante, não é? Fá-lo repensar a sua estratégia ou deixa-o interessado em iniciar um negócio na Internet? Não perca mais tempo! Não precisa de muitos recursos para criar uma loja virtual. Basicamente é só colocar imagens, descrições e preços dos produtos no seu site, aceitar encomendas online e ter uma plataforma para expedi-las e receber os respetivos pagamentos.

Se o seu negócio ou empresa ainda não tem um site, preste atenção às razões pelas quais não deve perder mais tempo:

Porquê estar Online?

Importância presença onlineCom a enorme popularidade da Internet, é quase inevitável que toda a empresa ou negócio tenha um site. Não se trata apenas de uma moda, mas sim uma consciência cada vez maior das vantagens de usar a rede global como método de publicidade e negócio. Talvez por desconhecimento, muitos são ainda os negócios que resistem a este alargar de fronteiras, ao rompimento com o passado da publicidade e comércio, ao investimento seguro que é ter a sua empresa ou negócio alojada no maior centro comercial do mundo!

Se o seu negócio ou empresa ainda não tem um site, preste atenção às razões pelas quais não deve perder mais tempo:

 

1 – Ter um site é muito mais barato, flexível e duradouro do que as formas tradicionais de publicidade.

Não deixe que o custo inicial o assuste. O website da sua empresa terá toda a informação que quiser que tenha, não tem limitação de espaço e pode ser organizada da forma que melhor entender. Ao contrário de um panfleto, por exemplo, este cartão-de-visita interativo terá toda a informação sempre atualizada, e o conteúdo pode ser alterado de forma a melhor satisfazer a sua estratégia de negócio. Além disso, estará permanentemente acessível, podendo acumular a informação ou substituir a desatualizada por outra mais recente.

Pense em todas as formas que poderá expor o seu negócio, seja panfletos, cartazes, redes sociais, listas de empresas ou bases dados e verá que o custo/qualidade de um website profissional e moderno é muito superior.

 

2 – A sua empresa fica acessível em todo mundo.

O alcance que a sua empresa terá, será infinitamente maior do que qualquer tipo de publicação tradicional. Se o seu negócio é local, um site poderá fazê-lo crescer até aos limites da sua vontade. Um website pode ser visualizado de qualquer parte do mundo por qualquer pessoa. Qualquer que seja o seu produto ou serviço, haverá sempre alguém interessado. Tendo a sua informação online, a distância aos seus potenciais clientes deixará de ser um problema.

Sendo que os motores de busca categorizam a informação e a entregam a potenciais interessados, as pessoas que visualizarão o seu site são, à partida, potenciais clientes, esteja onde eles estiverem!

 

3 – O seu negócio estará disponível 24 horas por dia.

24h por dia, todos os dias do ano. Qualquer interessado poderá entrar em contacto com a sua empresa em qualquer altura, deixando de perder clientes por questões de horário ou disponibilidade.
O seu esforço e dinheiro nunca será gasto em vão porque os seus clientes não conseguiram ter acesso à sua empresa!

Com um website, terá sempre os seus produtos/serviços, bem como informações de contacto, disponíveis a toda gente a qualquer hora. E para estar constantemente a receber visitas, não há melhor maneira que colocar anúncios pela Internet com Campanhas de Google Adwords

É importante observar que os retornos de campanhas publicidade, ou seja, tudo que gerar tráfego para o seu website, dependem muito da página para qual vai direcionar os seus futuros clientes. Por isso é importante ter um website moderno, bonito e com uma boa experiência utilização.

 

4 – O potencial de divulgação é enorme!

A satisfação de um cliente é retorno garantido, através do marketing viral. Um cliente satisfeito usará o mesmo método, a Internet, para divulgar o seu negócio, a amigos, familiares ou colegas que, por sua vez farão o mesmo.

Ao ter um website, o mesmo poderá ser divulgado em fórums, blogs, chats, redes sociais, entre outros! O alcance é infinitamente maior do que passar um panfleto ou cartão-de-visita de mão em mão. Além disso, a credibilidade deste tipo de publicidade é muito maior para a sua empresa.

 

5 – Conseguirá medir e orientar melhor a sua estratégia de negócio

Um site, além de o apresentar a potenciais clientes é também um registo de crescimento e alcance do seu negócio. Através do feedback que terá no seu site, através de contactos, comentários ou número de visitas poderá perceber se a sua atual estratégia está a resultar ou não, podendo alterá-la. Poderá também saber que tipo de produtos ou serviços interessam mais aos visitantes / clientes e dar-lhes mais destaque, etc.

Não pense que um site o impedirá de ter contacto com o cliente, apenas tornará esse contacto mais imediato e abrangente. Além disso, o contacto será sempre personalizado e com feedback constante do cliente.

Através do registo de visitas do site, poderá sempre saber o alcance real da sua empresa. Quantas pessoas o visitaram, de onde o visitaram, como chegaram até si, etc. São dados importantes que o ajudarão a direcionar o seu negócio aos seus potenciais clientes.